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ROTEIRO DE INSPEÇÃO

 

AMBULATÓRIOS E CLÍNICAS COM VACINAÇÃO E/OU OUTROS PROCEDIMENTOS

 

Neste estabelecimento podem  ser realizadas  consultas médicas, aplicação de vacinas, aplicação de medicamentos (via oral e parenteral), realização de curativos, colheita de material,  inaloterapia, eletrocardiograma, colposcopia, cauterizações, biópsias (passíveis de realização ambulatorial - conforme Tabela Descritiva de Procedimentos Ambulatoriais do SIA/SUS - Portarias SAS/MS no. 156/94 e 206/96), colocação e retirada de dispositivos intra-uterinos.

 

I- IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO

I.1 - Nome do Responsável Técnico:-------------------------------------------------------------

I.2 - Registro no CREMESP ----------------------------- 

I.3 - Endereço (Avenida, Rua, Praça)------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------Nº------------------------

Bairro:---------------------------------------Município:------------------------------------------------

CEP:----------------- Telefone (-------) ---------------- FAX (---------)----------------------------

I.4 - Código do Município:---------------------------------U.F:------------------

I.5 - Horário de funcionamento do estabelecimento:----------------------------------------

---------------------------------------------------------------------------------------------------

I.6 - Especialidades . Anotar: -----------------------------------------------------------------------

I.7 - Licença de Funcionamento nº  ---------------------------

I.8 - Termo de Responsabilidade Técnica nº ---------------------

 

I. 9 - ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

----- estatutos

----- organograma

---- rotinas impressas e afixadas nos locais de traballho (para os cuidados diretos aos pacientes; para as rotinas de limpeza, desinfecção e esterilização de artigos e superfícies; para os procedimentos de vacinação, incluindo os cuidados com a manutenção da cadeia de frio para a conservação das vacinas)

---- registro  diário dos atendimentos efetuados

---- registro diário de intercorrências

---- escala de serviço

---- programa de manutenção preventiva e corretiva de equipamentos e instalações

---- sistema de controle de almoxarifado e de compras

---- manuais para cada tipo de equipamento  ( no mínimo dois: um para servir como guia para o operador, e o outro para as atividades de manutenção preventiva e de reparos)

---- Comissões: C.I.P.A. (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), Comissão de Controle de Infecção, etc

------ reuniões para discussão de casos clínicos

 

II - PROGRAMAÇÃO FÍSICO-FUNCIONAL

 

II.1 - GERAL

 

-----sim  -----não

II.1.1 - verificar se apresenta sala de espera para pacientes e acompanhantes e se a mesma é bem ventilada, iluminada e equipada com cadeiras

 

-----sim  -----não

II.1.2 - verificar se existe sala para o registro de pacientes e para arquivo, e se esta é bem iluminada e bem ventilada

 

-----sim  -----não

II.1.3 - verificar se há um depósito de material para a guarda de produtos e equipamentos de limpeza 

 

II.1.4 - verificar se existe sala para a esterilização de materiais (instrumental)

-----sim  -----não

 

 

-----sim  -----não

II.1.5 - verificar se as dimensões das diversas áreas são compatíveis  com as atividades realizadas e se permitem um fluxo racional de operacionalização

 

 

-----sim  -----não

II.1.6 - verificar se há sanitários com pias, sabão líquido e papel toalha, para uso de pacientes e funcionários

 

-----sim  -----não

II.1.7 - verificar se os funcionários e os pacientes têm acesso fácil à água para ingestão, sem risco de contaminação

 

-----sim  -----não

II.1.8 - verificar se o piso é revestido com material liso, impermeável, antiderrapante, resistente aos produtos de limpeza e desinfetantes, e se não apresenta soluções de continuidade

 

II.1.9 - verificar se as paredes são revestidas com material liso, impermeável, resistente aos produtos de limpeza e desinfetantes, e se não apresenta soluções de continuidade

-----sim  -----não

 

 

II.1.10 - verificar se o teto apresenta-se em boas condições de conservação e de limpeza

-----sim  -----não

 

 

-----sim  -----não

II.1.11  - verificar se existem manchas nas paredes, pisos ou teto decorrentes de vazamento de água

 

-----sim  -----não

II. 1.12 - verificar, no  caso de edificações com mais de um pavimento se o acesso do paciente é feito por rampas, ou por elevadores, conforme Portaria MS 1.884/94

 

-----sim  -----não

II.1.13 - verificar a adequação das instalações para o atendimento a deficientes físicos, conforme norma ABNT  - NBR 9.050/85

 

-----sim  -----não

II.1.14 - em caso de reforma, verificar se há isolamento total da área  que está sendo reformada

 

-----sim  -----não

II.1.15 - verificar se o pé direito e o dimensionamento das janelas estão compatíveis com a área (Regulamento aprovado pelo Decreto 12.342/78)

 

-----sim  -----não

II.1.16 - verificar se é feita  a substituição de lâmpadas queimadas e se não há depósitos de sujidades no bulbo das lâmpadas

 

-----sim  -----não

II.1.17 - verificar se a ventilação natural ou artificial é adequada para as atividades realizadas

 

-----sim  -----não

II.1.18 - em caso de ventilação artificial, verificar se é feita a limpeza e manutenção do sistema, na periodicidade recomendada pelo fabricante

 

-----sim  -----não

II.1.19 - verificar a existência de fiação exposta ou de fios danificados (isto não deve ser permitido)

 

II.2 - CONSULTÓRIOS MÉDICOS -  seguir os roteiros específicos

 

II.3 - SALA DE INALOTERAPIA

 

-----sim  -----não

II.3.1 - verificar se a sala para inaloterapia tem a dimensão  mínima de 2 m² por ponto de inalação

 

-----sim  -----não

II.3.2 - verificar se há na sala bancada com pia para a lavagem e desinfecção das máscaras

 

-----sim  -----não

II.3.2 - verificar se a sala é provida de pia, sabão líquido e papel toalha para a lavagem das mãos

 

Observação: se o sabão for em barras, deverão ser providenciadas barras pequenas, e  orifícios no porta-sabão para permitir a drenagem

 

-----sim  -----não

II.3.3 - verificar se o piso é revestido com material liso, impermeável, antiderrapante, resistente aos produtos de limpeza e desinfetantes, e se não apresenta soluções de continuidade

 

II.3.4 - verificar se as paredes são revestidas com material liso, impermeável, resistente aos produtos de limpeza e desinfetantes, e se não apresenta soluções de continuidade

-----sim  -----não

 

 

II.3.5 - verificar se o teto apresenta-se em boas condições de conservação e de limpeza

-----sim  -----não

 

 

-----sim  -----não

II.3.6 - verificar se existem manchas nas paredes, pisos ou teto decorrentes de vazamento de água

 

-----sim  -----não

II.3.7 - verificar se a iluminação, natural ou artificial, é adequada para a realização das atividades com segurança

 

-----sim  -----não

II.3.8 - verificar se é feita  a substituição de lâmpadas queimadas e se não há depósitos de sujidades no bulbo das lâmpadas

 

-----sim  -----não

II.3.9 - verificar se a ventilação natural ou artificial é adequada para as atividades realizadas

 

 

-----sim  -----não

II.3.10 - em caso de ventilação artificial, verificar se é feita a limpeza e manutenção do sistema, na periodicidade recomendada pelo fabricante

 

 

-----sim  -----não

II.3.12 - verificar a existência de fiação exposta ou de fios danificados (isto não deve ser permitido)

 

II.3.13 - verificar se são utilizados :

 

 

SIM

NÃO

compressor portátil

 

 

ar comprimido medicinal (centralizado) 

 

 

cilindro de oxigênio portátil

 

 

cilindro de ar comprimido portátil

 

 

oxigênio (rede centralizada)

 

 

 

-----sim  -----não

II.3.14 - verificar se os cilindros de oxigênio e/ou  de ar comprimido   estão armazenado em local seco, limpo e bem ventilado; abrigado da ação direta da chuva e de raios solares; distantes de fonte de calor

 

-----sim  -----não

II.3.15 -  verificar se os cilindros de oxigênio e/ou  de ar comprimido estão armazenados em posição vertical e se estão sempre acorrentados

 

-----sim  -----não

II.3.16- verificar se a cor do cilindro de oxigênio e/ou  de ar comprimido, os decalques, adesivos, etiquetas ou marcas não foram removidos

 

II.3.17 - verificar se as válvulas, fluxômetros, manômetros, reguladores e conexões dos cilindros de oxigênio e/ou  de ar comprimido estão funcionando adequadamente

-----sim  -----não

 

 

Não se deve manusear nos cilindros de oxigênio, válvulas, fluxômetros, manômetros, reguladores e conexões com as mãos ou luvas contaminadas com graxa ou óleo, devido ao risco de fogo ou explosão.

 

-----sim  -----não

II.3.18 - verificar se quando o cilindro de oxigênio e/ou  de ar comprimido está em uso a válvula está completamente aberta

 

Quando o cilindro de oxigênio e/ou  de ar comprimido estiver em uso, a válvula deverá estar completamente aberta. A válvula  do cilindro de oxigênio deverá ser aberta vagarosamente para evitar superaquecimento e explosão.

 

II.3.19 - verificar se o transporte dos cilindros de oxigênio e de ar comprimido é feito com o equipamento especial para o transporte e se os cilindros são mantidos acorrentados durante o transporte (devem-se evitar choques mecânicos de qualquer espécie, inclusive de um cilindro contra outros; e os cilindros não devem ser arrastados)

-----sim  -----não

 

 

-----sim  -----não

II.3.20 - verificar se os medicamentos e correlatos utilizados têm registro no Ministério da Saúde, estão dentro do prazo de validade, com as embalagens íntegras e armazenados conforme a recomendação do fabricante

 

 

Se forem encontrados medicamentos e correlatos sem registro no Ministério da Saúde, os mesmos deverão ser interditados. Deverá ser anotado o nome e endereço da empresa fabricante ou importador e comunicado, por escrito, à autoridade sanitária competente, e lavrado o auto de infração e termo de interdição de produtos. No caso de produtos com o prazo de validade vencido, os mesmos deverão ser inutilizados e lavrado o auto de infração correspondente.   

 

II.4 - SALA DE VACINA

 

-----sim  -----não

II.4.1 - verificar se a sala de vacina tem a dimensão  mínima de  9 m²  e se é provida de bancada lavável

 

-----sim  -----não

II.4.2 - verificar se a sala é provida de pia, sabão líquido e papel toalha para a lavagem das mãos

 

 

Observação: se o sabão for em barras, deverão ser providenciadas barras pequenas, e  orifícios no porta-sabão para permitir a drenagem

 

-----sim  -----não

II.4.3 - verificar se o piso é revestido com material liso, impermeável, antiderrapante, resistente aos produtos de limpeza e desinfetantes, e se não apresenta soluções de continuidade

 

 

II.4.4 - verificar se as paredes são revestidas com material liso, impermeável, resistente aos produtos de limpeza e desinfetantes, e se não apresenta soluções de continuidade

-----sim  -----não

 

 

II.4.5 - verificar se o teto apresenta-se em boas condições de conservação e de limpeza

-----sim  -----não

 

 

-----sim  -----não

II.4.6 - verificar se existem manchas nas paredes, pisos ou teto decorrentes de vazamento de água

 

-----sim  -----não

II.4.7 - verificar se a iluminação, natural ou artificial, é adequada para a realização das atividades com segurança

 

-----sim  -----não

II.4.8 - verificar se é feita  a substituição de lâmpadas queimadas e se não há depósitos de sujidades no bulbo das lâmpadas

 

II.4.9 - verificar se a ventilação natural ou artificial é adequada para as atividades realizadas

-----sim  -----não

 

 

II.4.10 - em caso de ventilação artificial, verificar se é feita a limpeza e manutenção do sistema, na periodicidade recomendada pelo fabricante

-----sim  -----não

 

 

-----sim  -----não

II.4.11 - verificar a existência de fiação exposta ou de fios danificados (isto não deve ser permitido)

 

-----sim  -----não

II.4.12 - verificar a existência de duplicadores em tomadas ("benjamin" ou "três" devem ser proibidos)

 

II.4.13 - verificar  se existe refrigerador para a guarda dos imunobiológicos

-----sim  -----não

 

 

Observação: o ideal é dispor de dois refrigeradores, sendo um para a guarda dos imunobiológicos em estoque e outro para a guarda de imunobiológicos de uso diário. Não sendo possível dispor de dois refrigeradores, utilizar caixa térmica para acondicionamento dos imunobiológicos de uso diário

 

-----sim  -----não

II.4.14 - verificar se o refrigerador está distante de fonte de calor (estufa, autoclave, incidência de raios solares e outras fontes de calor); se está perfeitamente nivelado e afastado da parede pelo menos 20 cm (para permitir a livre circulação de ar no condensador)

 

-----sim  -----não

II.4.15 - verificar se existe termômetro de máxima e mínima, se este é mantido em pé (para evitar quebra na coluna de mercúrio), se a temperatura do refrigerador é verificada pelo menos duas vezes por dia,  e se  o mapa de controle  diário de temperatura está afixado na porta do refrigerador

 

Observação: os imunobiológicos deverão ser conservados à temperatura entre +2 e +8ºC. O estoque de diluentes pode ser deixado à temperatura ambiente; no entanto, seis horas antes da sua utilização deverão ser colocados no refrigerador, para que estejam na mesma temperatura da vacina.

 

-----sim  -----não

II.4.16 - verificar se o refrigerador é usado exclusivamente para a guarda de imunobiológicos (o  refrigerador deverá ser usado exclusivamente para a guarda de imunobiológicos)

 

II.4.17 - verificar se os imunobiológicos estão dispostos em bandejas perfuradas, e se é mantida distância entre as caixas para permitir a circulação do ar frio

-----sim  -----não

 

-----sim  -----não

II.4.18 - verificar se são guardados imunobiológicos na porta e na parte de baixo do refrigerador (isto não deve ser permitido)

 

-----sim  -----não

II.4.19 - verificar se no congelador são mantidos sacos plásticos com gelo ou gelo reciclável, e se as gavetas plásticas foram  retiradas e substituídas por garrafas com água

 

 

Esses procedimentos contribuem para  estabilizar a temperatura interna do refrigerador. Nas garrafas de água deverão ser adicionados corante, para evitar que a água seja bebida.

 

-----sim  -----não

II.4.20 - verificar se a caixa térmica utilizada para  a guarda das vacinas de uso diário é retangular e tem a  tampa ajustada

 

Observação: deve-se evitar o uso de cumbuca.

 

-----sim  -----não

II.4.21 - verificar se existe termômetro linear ou de cabo extensor (de preferência) para o controle da temperatura da caixa térmica (a temperatura deverá permanecer entre +2 e +8ºC)

 

 

II.4.22 - verificar se a caixa térmica dispõe de gelos em sacos plásticos, e se os imunobiológicos estão isolados do gelo para evitar o congelamento dos mesmos

-----sim  -----não

 

 

-----sim  -----não

II.4.23 - verificar se ao final do dia de trabalho, a caixa térmica é lavada, enxugada e guardada em local adequado

 

 

II.4.24 - verificar se é feita a limpeza periódica do refrigerador, de maneira adequada

 

-----sim  -----não

 

 

Observação: a limpeza do refrigerador deve ser feita a cada quinze dias, ou quando a camada de gelo atingir um centímetro. Os imunobiológicos deverão ser transferidos para outro refrigerador ou para a caixa térmica, à temperatura de +2 a +8ºC, enquanto é feita a limpeza. As tomadas do refrigerador deverão estar desligadas. As portas deverão ficar abertas até  que todo gelo se desprenda (não utlizar objetos ponteagudos para não danificar os tubos de refrigeração). Não mexer no termostato. Proceder a limpeza com pano umedecido em água e sabão neutro, e depois proceder o enxugamento com pano limpo e seco.  Depois da limpeza, ligar o refrigerador, colocar os sacos e as garrafas com gêlo, o termômetro, fechar  a porta e aguardar mais ou menos três horas. Quando a temperatura interna estiver entre +2 e +8ºC recolocar os imunobiológicos nos seus lugares.

 

II.4.25 - verificar se o refrigerador está ligado à uma fonte alternativa de geração de energia

-----sim  -----não

 

 

 

-----sim  -----não

II.4.26 - verificar se são respeitados os prazos de validade dos imunobiológicos, antes e após a reconstituição, e se o processo para a reconstituição dos imunobiológicos está sendo feito conforme a recomendação do fabricante

 

 

-----sim  -----não

I.4.27 - verificar se é respeitado o calendário de vacinação conforme o Programa Estadual de Imunização (Resolução SS-175, de 23.12.97)

 

II.4.28 - verificar se é feito rotineiramente a comunicação aos pacientes dos efeitos adversos das vacinas e orientações sobre como proceder quando estes ocorrerem

-----sim  -----não

 

 

II.4.29 - verificar se existe o fichário de pacientes, com o controle das vacinas aplicadas

-----sim  -----não

 

 

-----sim  -----não

II.4.30 - verificar se existe registro das ocorrências adversas às vacinas, e se as mesmas são comunicadas à Vigilância Epidemiológica

 

-----sim  -----não

II.4.31 - verificar se é utilizado material descartável (agulha e seringa) para a aplicação das vacinas (isto é obrigatório em São Paulo)

 

II.4.32 - verificar se é feito o descarte adequado dos imunobiológicos (estes deverão ser encaminhados para incineração, após contato com a Vigilância Epidemiológica local)

-----sim  -----não

 

 

-----sim  -----não

II.4.33 - verificar se os resíduos estão adequadamente acondicionados na sala de vacina

 

 

Observação: de acordo com as normas técnicas da ABNT, os resíduos pérfuro-cortantes deverão estar contidos em recipentes rígidos, resistentes. Os resíduos biológicos deverão ser acondicionados em saco plástico branco leitoso e identificado como contaminado.

 

-----sim  -----não

II.4.34 - verificar se os imunobiológicos e correlatos utilizados têm registro no Ministério da Saúde, estão dentro do prazo de validade, com as embalagens íntegras e armazenados conforme a recomendação do fabricante

 

 

Se forem encontrados imunobiológicos  e correlatos sem registro no Ministério da Saúde, os mesmos deverão ser interditados. Deverá ser anotado o nome e endereço da empresa fabricante ou importador e comunicado, por escrito, à autoridade sanitária competente, e lavrado o auto de infração e termo de interdição de produtos. No caso de produtos com o prazo de validade vencido, os mesmos deverão ser interditados e lavrado o auto de infração correspondente. Entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica local para o descarte dos imunobiológicos.   

 

-----sim  -----não

II. 4.35 - verificar se existem rotinas impressas para todos os procedimentos em sala de vacina, incluindo as orientações aos pacientes

 

-----sim  -----não

II.4.36 - verificar se os imunobiológicos são aplicados por auxiliar ou técnico de enfermagem legalmente habilitado, treinado e reciclado para os diversos procedimentos

 

Observação:  deverá ser verificado se os funcionários de enfermagem encarregados da aplicação dos imunobiológicos têm registro no COREN e se estão legalmente habilitados para as atividades realizadas (conforme a Lei Federal 7.498/86).

 

II.5 - SALA DE MEDICAÇÃO

 

-----sim  -----não

II.5.1 - verificar se a sala para medicação tem a dimensão  mínima de 5,5 m² e se dispõe de bancada lavável ou revestida com material lavável para o preparo da medicação

 

-----sim  -----não

II.5.2 - verificar se a sala é provida de pia, sabão líquido e papel toalha para a lavagem das mãos

 

Observação: se o sabão for em barras, deverão ser providenciadas barras pequenas, e  orifícios no porta-sabão para permitir a drenagem

 

-----sim  -----não

II.5.3 - verificar se o piso é revestido com material liso, impermeável, antiderrapante, resistente aos produtos de limpeza e desinfetantes, e se não apresenta soluções de continuidade

 

 

II.5.4 - verificar se as paredes são revestidas com material liso, impermeável, resistente aos produtos de limpeza e desinfetantes, e se não apresenta soluções de continuidade

-----sim  -----não

 

 

-----sim  -----não

II.5.5 - verificar se o teto apresenta-se em boas condições de conservação e de limpeza

 

-----sim  -----não

II.5.6 - verificar se existem manchas nas paredes, pisos ou teto decorrentes de vazamento de água

 

-----sim  -----não

II.5.7 - verificar se a iluminação, natural ou artificial, é adequada para a realização das atividades com segurança

 

-----sim  -----não

II.5.8 - verificar se é feita  a substituição de lâmpadas queimadas e se não há depósitos de sujidades no bulbo das lâmpadas

 

 

-----sim  -----não

II.5.9 - verificar se a ventilação natural ou artificial é adequada para as atividades realizadas

 

II.5.10 - em caso de ventilação artificial, verificar se é feita a limpeza e manutenção do sistema, na periodicidade recomendada pelo fabricante

-----sim  -----não

 

 

-----sim  -----não

II.5.10 - verificar a existência de fiação exposta ou de fios danificados (isto não deve ser permitido)

 

II.5.11 - verificar se os medicamentos e correlatos estão guardados adequadamente em armários fechados, se estão ao abrigo da incidência de raios solares, de luz e de umidade

-----sim  -----não

 

 

-----sim  -----não

II.5.12 - verificar se os medicamentos e correlatos utilizados têm registro no Ministério da Saúde, estão dentro do prazo de validade, com as embalagens íntegras e armazenados conforme a recomendação do fabricante

 

Se forem encontrados medicamentos e correlatos sem registro no Ministério da Saúde, os mesmos deverão ser interditados. Deverá ser anotado o nome e endereço da empresa fabricante ou importador e comunicado, por escrito, à autoridade sanitária competente, e lavrado o auto de infração e termo de interdição de produtos. No caso de produtos com o prazo de validade vencido, os mesmos deverão ser inutilizados e lavrado o auto de infração correspondente.   

 

II.5.13 - verificar se a sala dispõe de braçadeira para a aplicação de medicação endovenosa

-----sim  -----não

 

 

-----sim  -----não

II.5.14 - verificar se os medicamentos são aplicados por auxiliar ou técnico de enfermagem legalmente habilitado, treinado e reciclado para os diversos procedimentos

 

 

Observação:  deverá ser verificado se os funcionários de enfermagem encarregados da aplicação dos medicamentos têm registro no COREN e se estão legalmente habilitados para as atividades realizadas (conforme a Lei Federal 7.498/86).

 

-----sim  -----não

II. 5.15 - verificar se existem rotinas impressas para todos os procedimentos em sala de medicação, incluindo as orientações aos pacientes

 

II.5.16 - verificar se os resíduos estão adequadamente acondicionados na sala de vacina

-----sim  -----não

 

 

Observação: de acordo com as normas técnicas da ABNT, os resíduos pérfuro-cortantes deverão estar contidos em recipientes rígidos, resistentes. Os resíduos biológicos deverão ser acondicionados em saco plástico branco leitoso e identificado como contaminado.

 

II.6 - SALA DE CURATIVOS

 

II.6.1 - verificar se as salas destinadas à realização de curativos possuem no mínimo 9,0 m², e se são  providas  de pia, sabão líquido e papel toalha para a lavagem das mãos

-----sim  -----não

 

 

Observação: se o sabão for em barras, deverão ser providenciadas barras pequenas, e  orifícios no porta-sabão para permitir a drenagem

 

-----sim  -----não

II.6.2 - verificar se o local de exame do paciente está localizado próximo a janelas ou outros dispositivos que quebrem a privacidade do paciente (isto não deve ser permitido)

 

-----sim  -----não

II.6.3 - verificar se o piso é revestido com material liso, impermeável, antiderrapante, resistente aos produtos de limpeza e desinfetantes, e se não apresenta soluções de continuidade

 

-----sim  -----não

II.6.4 - verificar se as paredes são revestidas com material liso, impermeável, resistente aos produtos de limpeza e desinfetantes, e se não apresenta soluções de continuidade

 

-----sim  -----não

II.6.5 - verificar se o teto apresenta-se em boas condições de conservação e de limpeza

 

-----sim  -----não

II.6.6 - verificar se existem manchas nas paredes, pisos ou teto decorrentes de vazamento de água

 

-----sim  -----não

II.6.7 - verificar se a iluminação, natural ou artificial, é adequada para a realização das atividades com segurança

 

-----sim  -----não

II.6.8 - verificar se é feita  a substituição de lâmpadas queimadas e se não há depósitos de sujidades no bulbo das lâmpadas

 

II.6.9 - verificar se a ventilação natural ou artificial é adequada para as atividades realizadas

-----sim  -----não

 

 

-----sim  -----não

II.6.10 - em caso de ventilação artificial, verificar se é feita a limpeza e manutenção do sistema, na periodicidade recomendada pelo fabricante

 

 

II.6.11 - verificar a existência de fiação exposta ou de fios danificados

-----sim  -----não

 

 

-----sim  -----não

II.6..12 - verificar a existência de duplicadores em tomadas ("benjamin" ou "três" devem ser proibidos)

 

-----sim  -----não

II.6.13 - verificar se os medicamentos e correlatos estão guardados adequadamente em armários fechados, se estão ao abrigo da incidência de raios solares, de luz e de umidade

 

 

-----sim  -----não

II.6.14 - verificar se os medicamentos e correlatos utilizados têm registro no Ministério da Saúde, estão dentro do prazo de validade, com as embalagens íntegras e armazenados conforme a recomendação do fabricante

 

 

Se forem encontrados medicamentos e correlatos sem registro no Ministério da Saúde, os mesmos deverão ser interditados. Deverá ser anotado o nome e endereço da empresa fabricante ou importador e comunicado, por escrito, à autoridade sanitária competente, e lavrado o auto de infração e termo de interdição de produtos. No caso de produtos com o prazo de validade vencido, os mesmos deverão ser inutilizados e lavrado o auto de infração correspondente.   

 

II.6.15 - verificar se há instrumentais esterilizados para a realização dos curativos

-----sim  -----não

 

 

Se forem utilizados materiais de uso único, estes deverão ser descartados como material contaminado após o uso. Os outros  materiais   deverão ser esterilizados em estufa  (metais - 160ºC por 120 minutos, ou 170ºC, por 60 minutos, em estufa previamente calibrada e com validação do processo) ou em autoclave (campos, gases e metais, tempo de exposição, conforme o tipo de equipamento).

Deverá ser feito o controle do processo, com Bacillus subtillis (estufa) e Bacillus sthearothermophylus (autoclave), pelo menos semanalmente. 

 

II.6.16 - verificar se os curativos são realizados por auxiliar ou técnico de enfermagem legalmente habilitado, treinado e reciclado para os diversos procedimentos

-----sim  -----não

 

 

Observação:  deverá ser verificado se os funcionários de enfermagem encarregados da aplicação dos medicamentos têm registro no COREN e se estão legalmente habilitados para as atividades realizadas (conforme a Lei Federal 7.498/86).

 

-----sim  -----não

II. 6.17 - verificar se existem rotinas impressas para todos os curativos realizados, quanto a técnica, produtos e medicamentos utilizados, incluindo as orientações aos pacientes

 

-----sim  -----não

II.6.18 - verificar se os resíduos estão adequadamente acondicionados na sala de curativos

 

 

Observação: de acordo com as normas técnicas da ABNT, os resíduos pérfuro-cortantes deverão estar contidos em recipientes rígidos, resistentes. Os resíduos biológicos deverão ser acondicionados em saco plástico branco leitoso e identificado como contaminado.

 

-----sim  -----não

II.6.19 - verificar se após a realização de curativo contaminado é feita a limpeza e desinfecção da sala, antes do atendimento de qualquer paciente (isto é obrigatório)

 

II.7 - SALA DE COLHEITA DE MATERIAL

 

-----sim  -----não

II.7.1 - verificar se as salas destinadas à colheita de material possuem no mínimo 9,0 m², e  se são providas  de pia, sabão líquido e papel toalha para a lavagem das mãos

 

-----sim  -----não

Observação: se o sabão for em barras, deverão ser providenciadas barras pequenas, e  orifícios no porta-sabão para permitir a drenagem

 

-----sim  -----não

II.7.2 - verificar se o local de colheita de material está localizado próximo a janelas ou outros dispositivos que quebrem a privacidade do paciente (isto não deve ser permitido)

 

-----sim  -----não

II.7.3 - verificar se o piso é revestido com material liso, impermeável, antiderrapante, resistente aos produtos de limpeza e desinfetantes, e se não apresenta soluções de continuidade

 

II.7.4 - verificar se as paredes são revestidas com material liso, impermeável, resistente aos produtos de limpeza e desinfetantes, e se não apresenta soluções de continuidade

-----sim  -----não

 

 

II.7.5 - verificar se o teto apresenta-se em boas condições de conservação e de limpeza

-----sim  -----não

 

 

-----sim  -----não

II.7.6 - verificar se existem manchas nas paredes, pisos ou teto decorrentes de vazamento de água

 

-----sim  -----não

II.7.7 - verificar se a iluminação, natural ou artificial, é adequada para a realização das atividades com segurança

 

-----sim  -----não

II.7.8 - verificar se é feita  a substituição de lâmpadas queimadas e se não há depósitos de sujidades no bulbo das lâmpadas

 

II.7.9 - verificar se a ventilação natural ou artificial é adequada para as atividades realizadas

-----sim  -----não

 

 

-----sim  -----não

II.7.10 - em caso de ventilação artificial, verificar se é feita a limpeza e manutenção do sistema, na periodicidade recomendada pelo fabricante

 

II.7.11 - verificar a existência de fiação exposta ou de fios danificados

-----sim  -----não

 

 

II.7..12 - verificar a existência de duplicadores em tomadas ("benjamin" ou "três" devem ser proibidos)

-----sim  -----não

 

 

 

-----sim  -----não

II.7.14 - verificar se são utilizados materiais de uso único (descartáveis) para a colheita de material

 

 

Se forem utilizados materiais de uso único, estes deverão ser descartados como material contaminado após o uso. Os outros  materiais   deverão ser esterilizados em estufa  (metais  e vidraria - 160ºC por 120 minutos, ou 170ºC, por 60 minutos, em estufa previamente calibrada e com validação do processo) ou em autoclave (campos, gases, vidraria e metais, tempo de exposição, conforme o tipo de equipamento).

Deverá ser feito o controle do processo, com Bacillus subtillis (estufa) e Bacillus sthearothermophylus (autoclave), pelo menos semanalmente. 

 

-----sim  -----não

II.7.15 - verificar se os correlatos utilizados têm registro no Ministério da Saúde, estão dentro do prazo de validade, com as embalagens íntegras e armazenados conforme a recomendação do fabricante

 

Se forem encontrados  correlatos sem registro no Ministério da Saúde, os mesmos deverão ser interditados. Deverá ser anotado o nome e endereço da empresa fabricante ou importador e comunicado, por escrito, à autoridade sanitária competente, e lavrado o auto de infração e termo de interdição de produtos. No caso de produtos com o prazo de validade vencido, os mesmos deverão ser inutilizados e lavrado o auto de infração correspondente.   

 

II.7.16 - verificar se a colheita de material é realizada por auxiliar ou técnico de enfermagem legalmente habilitado, treinado e reciclado para os diversos procedimentos.

-----sim  -----não

 

 

Observação:  deverá ser verificado se os funcionários de enfermagem encarregados da coleta têm registro no COREN e se estão legalmente habilitados para as atividades realizadas (conforme a Lei Federal 7.498/86).

 

II. 7.17 - verificar se existem rotinas impressas para todas as amostras colhidas, quanto a técnica, materiais  utilizados, incluindo as orientações aos pacientes

-----sim  -----não

 

 

-----sim  -----não

II.7.18 - verificar se os resíduos estão adequadamente acondicionados na sala de colheita de materiais

 

Observação: de acordo com as normas técnicas da ABNT, os resíduos pérfuro-cortantes deverão estar contidos em recipientes rígidos, resistentes. Os resíduos biológicos deverão ser acondicionados em saco plástico branco leitoso e identificado como contaminado.

 

II.7.19 - verificar se as amostras são identificadas corretamente, se há livro de registro de amostras  e se o sistema de registros, adotado desde a colheita até a emissão do resultado, permite a rastreabilidade da amostra e a correta  identificação do paciente

-----sim  -----não

 

 

-----sim  -----não

II.7.20 - verificar se estão impressas as orientações para as condições de  armazenamento e transporte das amostras, bem como do tempo a ser observado entre a colheita das amostras e a realização dos exames

 

-----sim  -----não

II.7.21 - verificar se é anotado, no recipiente da amostra colhida, o horário em que foi feita a colheita da amostra

 

-----sim  -----não

II.7.22 - verificar se está impressa a padronização dos diversos produtos (como por exemplo anticoagulante, meios de preservação, aditivo, etc) a serem utilizados na colheita de amostras 

 

II.8 - SALA DE REIDRATAÇÃO ORAL E INTRAVENOSA

 

II.8.1 - verificar se a sala apresenta as dimensões mínimas de 7,0 m²  por paciente e se dispõe de bancada lavável ou revestida com material lavável para o preparo da medicação

-----sim  -----não

 

 

-----sim  -----não

II.8.2 - verificar se a sala é provida de pia, sabão líquido e papel toalha para a lavagem das mãos

 

Observação: se o sabão for em barras, deverão ser providenciadas barras pequenas, e  orifícios no porta-sabão para permitir a drenagem

 

-----sim  -----não

II.8.3 - verificar se o piso é revestido com material liso, impermeável, antiderrapante, resistente aos produtos de limpeza e desinfetantes, e se não apresenta soluções de continuidade

 

-----sim  -----não

II.8.4 - verificar se as paredes são revestidas com material liso, impermeável, resistente aos produtos de limpeza e desinfetantes, e se não apresenta soluções de continuidade

 

 

II.8.5 - verificar se o teto apresenta-se em boas condições de conservação e de limpeza

-----sim  -----não

 

 

-----sim  -----não

II.8.6 - verificar se existem manchas nas paredes, pisos ou teto decorrentes de vazamento de água

 

-----sim  -----não

II.8.7 - verificar se a iluminação, natural ou artificial, é adequada para a realização das atividades com segurança

 

-----sim  -----não

II.8.8 - verificar se é feita  a substituição de lâmpadas queimadas e se não há depósitos de sujidades no bulbo das lâmpadas

 

II.8.9 - verificar se a ventilação natural ou artificial é adequada para as atividades realizadas

-----sim  -----não

 

 

II.8.10 - em caso de ventilação artificial, verificar se é feita a limpeza e manutenção do sistema, na periodicidade recomendada pelo fabricante

-----sim  -----não

 

 

-----sim  -----não

II.8.11 - verificar a existência de fiação exposta ou de fios danificados (isto não deve ser permitido)

 

II.8.12 - verificar se os medicamentos e correlatos estão guardados adequadamente em armários fechados, se estão ao abrigo da incidência de raios solares, de luz e de umidade

-----sim  -----não

 

 

II.8.13 - verificar se os medicamentos e correlatos utilizados têm registro no Ministério da Saúde, estão dentro do prazo de validade, com as embalagens íntegras e armazenados conforme a recomendação do fabricante

-----sim  -----não

 

 

Se forem encontrados medicamentos e correlatos sem registro no Ministério da Saúde, os mesmos deverão ser interditados. Deverá ser anotado o nome e endereço da empresa fabricante ou importador e comunicado, por escrito, à autoridade sanitária competente, e lavrado o auto de infração e termo de interdição de produtos. No caso de produtos com o prazo de validade vencido, os mesmos deverão ser inutilizados e lavrado o auto de infração correspondente.   

 

-----sim  -----não

II.8.14 - verificar se a sala dispõe de braçadeira para a aplicação de medicação endovenosa

 

II.8.15 - verificar se os medicamentos são aplicados por auxiliar ou técnico de enfermagem legalmente habilitado, treinado e reciclado para os diversos procedimentos

-----sim  -----não

 

 

Observação:  deverá ser verificado se os funcionários de enfermagem encarregados da aplicação dos medicamentos têm registro no COREN e se estão legalmente habilitados para as atividades realizadas (conforme a Lei Federal 7.498/86).

 

II. 8.16 - verificar se existem rotinas impressas para todos os procedimentos em sala de reidratação oral e intravenosa, incluindo as orientações aos pacientes

-----sim  -----não

 

 

I.8.17 - verificar se os resíduos estão adequadamente acondicionados

-----sim  -----não

 

 

Observação: de acordo com as normas técnicas da ABNT, os resíduos pérfuro-cortantes deverão estar contidos em recipientes rígidos, resistentes. Os resíduos biológicos deverão ser acondicionados em saco plástico branco leitoso e identificado como contaminado.

 

-----sim  -----não

II.8.18 - verificar se a sala é equipada com balança para pesar bebês e adultos, macas, poltronas e cadeiras para acompanhantes

 

 

II.9 - AMBIENTES DE APOIO

 

-----sim  -----não

II. 9.1 - verificar se a sala de utilidade, o depósito de material de limpeza e a sala de serviços (com dimensão mínima de 8,0 m²) estão dimensionados de acordo com as necessidades do estabelecimento e se estão localizados de  modo a permitir um fluxo racional de operacionalização de trabalho

 

Observações:

- Sala de Serviço - elemento destinado ao preparo da medicação e do material utilizado na assistência ao cliente

- Sala de Utilidade ou Expurgo - unidade destinada à limpeza, desinfecção e guarda dos utensílios utilizados na assistência ao paciente 

 

II.10 - DISPENSÁRIO DE MEDICAMENTOS - deverá ser seguido o roteiro de vistoria específico.

 

III - CONDIÇÕES DE ILUMINAÇÃO, VENTILAÇÃO, EXAUSTÃO, INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E DE COMBATE A INCÊNDIO,  E CIRCULAÇÃO VERTICAL

 

-----sim  -----não

III.1 - verificar se a iluminação, natural ou artificial, é adequada para a realização das atividades com segurança

 

-----sim  -----não

III.2 - verificar se o pé direito e o dimensionamento das janelas estão compatíveis com a área (Regulamento aprovado pelo Decreto 12.342/78)

 

-----sim  -----não

III.3 - verificar se é feita  a substituição de lâmpadas queimadas e se não há depósitos de sujidades no bulbo das lâmpadas

 

III.4 - verificar se a ventilação natural ou artificial é adequada para as atividades realizadas

-----sim  -----não

 

 

-----sim  -----não

III.5 - em caso de ventilação artificial, verificar se é feita a limpeza e manutenção do sistema, na periodicidade recomendada pelo fabricante

 

-----sim  -----não

 

III.6 - verificar se há indicação da voltagem das tomadas e se estas são em número suficientes e próximas aos equipamentos

 

 

III.7 - verificar a existência de fiação exposta ou de fios danificados

-----sim  -----não

 

 

-----sim  -----não

III.8 - verificar a existência de duplicadores em tomadas ("benjamin" ou "três" devem ser proibidos)

 

 

III.9 - verificar se o estabelecimento possui Atestado de Vistoria fornecido pelo Corpo de Bombeiros (conforme  Decreto Estadual 38.069/93) e atualizado a cada dois anos. Anotar número  ----------

-----sim  -----não

 

 

-----sim  -----não

III. 10 - verificar, nas edificações com mais de um pavimento,  se as escadas destinadas ao uso dos pacientes  são providas de corrimão; são revestidas com material antiderrapante; não apresentam degraus dispostos em leque; há um patamar intermediário, no mínimo a cada 2,00 m

 

 

III.11 - verificar, nas edificações com mais de um pavimento, em que a circulação é feita por rampas:  se a rampa é provida de corrimão, guarda-corpo e se o piso não é escorregadio; se em todos os pontos da rampa o pé direito mínimo é de 2,00 m; se há patamar intermediário, no ponto em que a rampa muda de direção

 

-----sim  -----não

 

 

 

III.12 - verificar, nas edificações com mais de um pavimento, em que a circulação vertical é feita por elevador, se é feita a manutenção preventiva e corretiva do equipamento

-----sim  -----não

 

 

 

IV - INSTALAÇÕES ESPECIAIS

 

IV.1 - ABASTECIMENTO DE ÁGUA

 

IV.1.1. Origem da água de abastecimento:

------ poço freático sem cloração adequada

------ poço freático com cloração adequada (verificar o teor de cloro com comparador de cloro, que pode ser visual ou digital)

------ poço artesiano (outorga expedida pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica - D.A.E.E. no.  ----- / ------- , conforme Decreto Estadual 41.258/96)

------ Serviço de Abastecimento Público de Água

 

IV.1.2 - Capacidade de reservação de água

 

--------- litros em ------- reservatórios.

-----sim  -----não

A capacidade de reservação é suficiente?

 

O gasto estimado é de 10 litros de água para cada paciente por dia; mais 50 litros/funcionário/dia; mais a água para a limpeza.   A capacidade mínima de reservação deverá ser o equivalente ao consumo de dois dias ou mais, dependendo da confiabilidade do sistema de abastecimento   (Portaria MS 1.884/94).

 

IV.1.3 - verificar se os reservatórios estão sem rachaduras  e se permanecem tampados

-----sim  -----não

 

 

IV.1.3 - LIMPEZA DOS RESERVATÓRIOS

 

-----sim  -----não

IV.1.3.1 -  verificar se  há registro das limpezas efetuadas

 

-----sim  -----não

 IV.1.3.2 - verificar se a limpeza é  realizada a cada seis meses

 

-----sim  -----não

IV.1.3.3 - verificar se os procedimentos básicos para a limpeza dos reservatórios de água estão estabelecidos e impressos

 

IV.2 - SISTEMA DE ESGOTO SANITÁRIO

 

-----sim  -----não

IV.2.1 - verificar se os efluentes são lançados na rede  pública de coleta e tratamento de esgoto e se o estabelecimento está efetivamente ligado à rede pública de coleta e tratamento de esgoto

 

Observação: os efluentes  não podem ser lançados no sistema de coleta de águas pluviais

 

IV.2.2 - verificar  nos locais onde não existe rede pública de coleta e tratamento de esgoto  se o esgoto é tratado conforme a Norma Técnica da ABNT  NBR 7229/92

 

-----sim  -----não

 

 

IV.3 - SISTEMA DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

 

IV.3.1 - verificar se os resíduos sólidos contaminados com material biológico são dispostos conforme as normas técnicas da ABNT (resíduos pérfuro-cortantes em recipientes rígidos, e todos os resíduos biológicos embalados em saco plástico branco leitoso e identificado)

-----sim  -----não

 

 

IV.3.2 - verificar se os resíduos sólidos contaminados com material biológico são tratados conforme as normas da ABNT e Resolução CONAMA  5/93 (incineração ou esterilização a vapor - autoclavagem, antes de ser encaminhado para o aterro sanitário)

-----sim  -----não

 

 

IV.4 - SISTEMA DE ABASTECIMENTO CENTRALIZADO DE AR COMPRIMIDO MEDICINAL

 

-----sim  -----não

IV.4.1- verificar se a sucção dos compressores está localizada do lado de fora da edificação, e se o ponto  de captação de ar atmosférico está afastado de sistemas de exaustão como fornos, sistemas de exaustão da área contaminada de lavanderia hospitalar, motores de combustão, descargas de vácuo hospitalar, revolvimento de entulhos, lixo, tubulações do sistema de exaustão do vácuo hospitalar, instalações de vácuo medicinal, torres de resfriamento de ar condicionado, etc

 

 

-----sim  -----não

IV.4.2 - verificar se o ponto de captação está localizado conforme determinação da Portaria MS 1.884/94

 

 

Observações:

a) - o ponto de captação de ar deverá estar localizado a uma distância mínima de 3,00 metros de qualquer porta, janela, entrada da edificação ou outro ponto de captação;

 

b) - o ponto de captação de ar deverá estar localizado a uma distância mínima de 16,00 metros de qualquer exaustão de ventilação, descarga de bomba de vácuo ou "vent" sanitário, e deverá estar a uma distância de 6,00 metros acima do solo;

 

c) - a extremidade do local de entrada tem de ser protegida por tela e estar voltada para baixo

 

d) - se houver uma fonte alternativa de ar com qualidade melhor ou igual a do ar atmosférico, essa fonte poderá ser utilizada

 

-----sim  -----não

IV.4.3 - verificar se as unidades geradoras de ar comprimido estão instaladas em locais onde é possível o controle do ruído ambiental

 

 

-----sim  -----não

IV.4.4 - verificar se a central de ar comprimido é composta basicamente por: reservatórios (no mínimo dois); purgador de água condensada no reservatório (para a retirada automática da água gerada no processo de compressão do ar); secador (deverá existir em locais excessivamente úmidos, ou quando o purgador de água não funcionar bem) e dois compressores (cada compressor, isoladamente, deverá suprir  a demanda do estabelecimento)

 

 

-----sim  -----não

IV.4.5 - verificar se os compressores utilizados são do tipo alternativo e isento de óleo,  ou do tipo rotativo selado à água

 

IV.4.6 - verificar se os compressores estão ligado ao sistema de alimentação normal de energia e a um sistema alternativo de suprimento de energia elétrica de emergência

-----sim  -----não

 

 

-----sim  -----não

IV.4.7 - verificar se a central  de ar comprimido é dotada de sistemas elétricos de partida e parada

 

-----sim  -----não

IV.4.8 - verificar se o sistema é dotado de alarmes (sonoro e visual) e em funcionamento, para a sinalização de pressões altas e baixas na rede

 

 

-----sim  -----não

IV.4.9 - verificar se o sistema é dotado de filtros, em diferentes locais da instalação, para a purificação do ar (os filtros mais eficientes deverão estar colocados próximos aos pontos consumidores)

 

----sim  -----não

IV.4.10 - verificar se há registro de testes periódicos da eficiência da rede de ar comprimido medicinal (medidas de pressão estática e dinâmica de cada ponto de saída de ar comprimido do estabelecimento)

 

-----sim  -----não

IV.4.11 - verificar se há registro dos testes microbiológicos da água condensada em reservatórios

-----sim  -----não

IV.4.12 - verificar se há um programa de manutenção do sistema, com a existência de peças vitais em estoque, e com a troca de filtros na frequência recomendada  para a garantia da qualidade do ar  

 

-----sim  -----não

IV.4.13 - verificar se há registro dos testes de contaminantes do ar e se os níveis estão compatíveis com os níveis toleráveis para ar comprimido medicinal (conforme Manual de Segurança no Ambiente Hospitalar, M.S., 1.995)

 

COMPONENTES DO AR MEDICINAL

VALORES PERMISSÍVEIS

Oxigênio

19 - 23% atm

Monóxido de Carbono

5 ppm

Dióxido de Carbono

500 ppm

Metano

25 ppm

Hidrocarboneto halogenado total, fluídos refrigerantes/solventes

5 ppm

Agentes anestésicos

0,1 ppm

Óxido nitroso

5 ppm

Óleo e material

1 mg/m

 

Fonte: National Standard of Canadá (Manual de Segurança no Ambiente Hospitalar, M.S., 1.995)

 

IV.5 -  SISTEMA DE ABASTECIMENTO CENTRALIZADO DE OXIGÊNIO  MEDICINAL

 

IV.5.1 - verificar se o sistema de abastecimento centralizado de oxigênio medicinal é constituído por:

IV.5.1.1 - central de suprimento com cilindros --------

IV.5.1.2 - central de suprimento com tanque criogênico ---------

 

IV.5.1.1 - CENTRAL DE SUPRIMENTO COM CILINDROS

 

-----sim  -----não

 IV.5.1.1.1 - verificar se a central dispõe de duas baterias de cilindros de oxigênio, com capacidade mínima igual ao consumo normal de dois dias

 

Observação: a capacidade de reservação também poderá ser maior ou menor, dependendo da possibilidade de frequência de fornecimento

 

-----sim  -----não

IV.5.1.1.2 - verificar se a central está localizada em ambientes sem ligação direta com locais de uso ou armazenagem de agentes inflamáveis; e também se não está sendo usado como depósito de agentes anestésicos inflamáveis (as duas situações não devem ser permitidas)

 

-----sim  -----não

IV.5.1.1.3 - verificar se o local de armazenagem dos cilindros de oxigênio está protegido de incineradores, caldeiras e outras fontes de calor

 

 

IV.5.1.1.4 - verificar se o local de armazenagem dos cilindros de oxigênio está afastado de transformadores, chaves elétricas e linhas abertas de condutores de energia elétrica

-----sim  -----não

 

 

IV.5.1.2 - CENTRAL DE SUPRIMENTO COM TANQUE CRIOGÊNICO

 

IV.5.1.2.1 - verificar se o tanque criogênico está localizado acima do solo; se está localizado ao ar livre ou em um abrigo à prova de incêndio; se está protegido das linhas de transmissão de energia elétrica, receptores e tubulação de líquidos e gases inflamáveis

-----sim  -----não

 

 

-----sim  -----não

IV.5.1.2.2 - verificar se o tanque criogênico está localizado  a distâncias mínimas de outras edificações, conforme Portaria M.S. 1.884/94

 

TABELA - DISTÂNCIAS MÍNIMAS  (Portaria M.S. 1.884/94)

 

Edifício com estrutura de madeira

                         15,0 m

Edifício com estrutura diferente de madeira

                           0,5 m

Abertura de parede de estrutura adjacente (este procedimento deve ser adotado apenas para reguladores de pressão, dispositivos de vapor de alívio de pressão, vaporizadores, tubulações e interligações

                           3,0 m

 

 

Lugares públicos, tais como largos, praças, lazer, etc

                         15,0 m

Calçadas ou estabelecimentos

                          3,0 m

Limite da propriedade vizinha

                           1,5 m

 

IV.5.1.2.3 - verificar se as tubulações para oxigênio medicinal e ar comprimido atendem às Normas Técnicas da ABNT

-----sim  -----não

 

 

 

V - LIMPEZA E DESINFECÇÃO DE ARTIGOS E SUPERFÍCIES/ MEDIDAS DE PROTEÇÃO CONTRA  INFECÇÃO

 

V.1 - verificar se ao final do dia de traballho é feita a limpeza de superfícies conforme recomendação do "Manual de Processamento de Artigos e Superfícies , M.S., 1.994"

-----sim  -----não

 

 

Os  consultórios médicos, sala de inaloterapia, sala de vacinas, sala de medicação, sala de colheita de amostras para exames laboratoriais, sala de curativos e sala de reidratação oral e venosa  são considerados áreas semi-críticas (classificação de Spaulding). A limpeza rotineira das superfícies (pisos, paredes, tampos e peitoris) deve ser feita com água e sabão. Se houver contaminação com sangue, secreções ou excreções , deverá ser feita a descontaminação prévia com o hipoclorito de sódio a 1% (10.000 ppm) e depois procedida a limpeza de rotina. Nos sanitários deve ser utilizado o hipoclorito de sódio a 1% (10.000 ppm) para a desinfecção.

Para os equipamentos como macas, colchonetes, divãs, balanças, refletores, aparelhos telefônicos e outros deve ser feita a limpeza com água e sabão, seguida da fricção com álcool 70%.  

 

-----sim  -----não

V.2 - verificar se é feita a limpeza, desinfecção e esterilização dos artigos, conforme recomendação do "Manual de Processamento de Artigos e Superfícies", M.S., 2ª Ed, 1.994 e Resolução SS-374/95

 

 

Os artigos utilizados no consultório, como estetoscópio, otoscópios  e termômetro clínico utilizado para a aferição de temperatura axilar são considerados artigos não críticos e devem ser submetidos à desinfecção de baixo nível (álcool 70% - fricção por três vezes consecutivas) ou limpeza, após avaliação de cada artigo.  O esfigmomanômetro deve ter o manguito lavado, sempre que necessário. As roupas utilizadas no consultório (lençóis para a forração de macas de exames) também podem ser considerados artigos não críticos (se entrarem em contacto somente com pele íntegra, sem a presença de fluídos corpóreos) e devem ser lavadas com água e sabão. Os copos para água, também são artigos não críticos e devem ser submetidos à lavagem com água e sabão.

Se não forem utilizados abaixadores de língua descartáveis, os mesmos deverão ser submetidos a desinfecção de alto nível (imersão em glutaraldeído a 2% por 30 min.) ou esterilização (estufa ou autoclave) após a limpeza. Deverá haver local apropriado para a realização do processo.

Os espéculos vaginais são artigos semi-críticos  e devem sofrer desinfecção de alto nível (imersão em glutaraldeído 2% por 30 min.) e ser empacotados individualmente. O processo de limpeza e desinfecção não é necessário para os espéculos de uso único.

 

-----sim  -----não

V.3 - verificar se o eletrocautério e as pontas do criocautério são submetidas ao processo de esterilização

 

 

Para o eletrocautério e as pontas do criocautério o processo recomendado é a esterilização por óxido de etileno. No caso de não ser possível a esterilização por óxido de etileno, pode ser feita a esterilização com paraformaldeído. Podem ser utilizadas as pastilhas de formaldeído, na concentração de 3% (3g/100cm3), em estufa  a 50oC, com umidade relativa de 75 a 80%, durante 4 horas. Os materiais devem estar limpos e secos. As pastilhas devem ser distribuídas uniformemente no fundo do recipiente, que deve ser de alumínio ou aço inoxidável. As pastilhas devem ser isoladas do material a ser esterilizado com três camadas de gase. A quantidade de pastilhas a ser utilizada depende do volume da caixa que contém os materiais (calcular o volume da caixa - volume = comprimento x largura x altura;  a quantidade de paraformaldeído necessária, em gramas é igual a 3 x volume/ 100) .  

 

-----sim  -----não

V.4 - verificar se na embalagem do eletrocautério e das pontas do criocautério há indicação da data de esterilização

 

 

É aceitável o prazo de um ano para os materiais esterilizados por óxido de etileno e de uma semana para os materiais esterilizados com paraformaldeído em estufa.

 

-----sim  -----não

V.5 - verificar se as pinças para biópsia são esterilizadas

 

As pinças  podem ser esterilizadas na estufa (calor seco) , com exposição de uma hora à temperatura de 170ºC, ou autoclave (tempo de exposição conforme o equipamento). Deverão estar acondicionadas em caixa metálica fechada.

 

-----sim  -----não

V.6 - verificar se as máscaras faciais utilizadas para inaloterapia são processadas adequadamente

 

As máscaras faciais utilizadas para  inaloterapia são artigos não críticos, porém devem sofrer desinfecção  por imersão em solução de hipoclorito de sódio a 0,1% (1.000 ppm),  por no mínimo 20 minutos. Depois deverão ser enxaguadas copiosamente em água corrente.

 

-----sim  -----não

V.7 - verificar se as soluções utilizadas para a desinfecção de artigos estão contidas em recipientes plásticos, com aposição de rótulo com nome do produto, concentração da solução e data de ativação ou preparo da mesma

 

 

As soluções de hipoclorito de sódio a 1% que não foram estabilizadas com cloreto de sódio têm um prazo de validade de 24 horas. Devem estar contidas em recipientes plásticos, fechados e ao abrigo da luz.

As soluções de glutaraldeído devem permanecer em recipientes plásticos com tampa. O prazo de validade da solução pode ser de 14 ou 28 dias após a ativação (seguir a recomendação do fabricante). A solução deverá ser desprezada antes do término do prazo de validade se houver alteração de coloração ou presença de depósito. Não devem ser imersos materiais de metais diferentes simultaneamente, devido à possibilidade de corrosão eletrolítica.

Os materiais deverão ficar totalmente imersos na solução de hipoclorito de sódio ou de glutaraldeído, e deve-se evitar a formação de bolhas de ar. 

Em caso de estarem sendo utilizados para a limpeza e desinfecção de artigos e superfícies produtos sem registro no Ministério da Saúde, anotar o nome do produto, da empresa e também o endereço da mesma e solicitar ao órgão competente a adoção de medidas cabíveis.

 

-----sim  -----não

V.8 - verificar se os equipamentos estão acondicionados adequadamente e guardados em armários ou gavetas, limpos e fechados

 

-----sim  -----não

V.9 - verificar a existência de E.P.I. (Equipamentos de Proteção Individual) como luvas de borracha, botas de borracha  e avental impermeável para a realização da limpeza  de superfícies

 

-----sim  -----não

V.10 - verificar a existência de E.P.I.  para a esterilização/desinfecção com paraformaldeído e glutaraldeído, como: máscara com filtro químico, óculos,  luvas de borracha e avental impermeável

 

-----sim  -----não

V.11 - verificar a existência de E.P.I. para a esterilização por calor seco, como: luva de amianto com cano longo

 

 

-----sim  -----não

V.12 - verificar se os funcionários estão vacinados contra difteria e tétano (vacina dT - dupla adulto)

 

Esquema de vacinação recomendado:

 

-vacina  dupla adulto: três doses (segunda dose com intervalo de dois meses após a primeira dose; terceira dose com intervalo de seis meses após a segunda dose) e intervalos a cada dez anos, por toda vida (após ferimento contaminado reduzir o intervalo para cinco anos vida). Resolução SS - 175, de 23.12.97 - aprova a Norma do Programa Estadual de Imunização

 

VI - DOCUMENTAÇÃO DO PACIENTE

 

VI.1 - verificar a existência de guarda de prontuários ou de fichas clínicas dos pacientes

-----sim  -----não

 

 

VI- 2 - verificar se no receituário médico estão impressos o nome do médico, número de registro no CREMESP e endereço do consultório

 

-----sim  -----não

 

 

VII - SAÚDE DO TRABALHADOR

-----sim  -----não

 

VII.1 - verificar a existência de CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) - para estabelecimentos com mais de 20 funcionários, conforme Portaria M.T. - 3.214/78. O funcionamento da CIPA deverá ser verificado através das atas de reunião

 

 

-----sim  -----não

VII.2 - verificar a existência de SESMT - Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (para estabelecimentos com mais de 100 funcionários), conforme Portaria M.T. 3.214/78

 

-----sim  -----não

VII. 3 - verificar se os funcionários estão vacinados contra Hepatite B e contra tétano (vacina dupla adulto)

 

Esquema de vacinação recomendado:

 

-vacina  dupla adulto: três doses (segunda dose com intervalo de dois meses após a primeira dose; terceira dose com intervalo de seis meses após a segunda dose) e intervalos a cada dez anos, por toda vida (após ferimento contaminado reduzir o intervalo para cinco anos vida). Resolução SS - 175, de 23.12.97 - aprova a Norma do Programa Estadual de Imunização

 

-vacina contra hepatite B: três doses (0,1 e 6 meses) - Infecção Hospitalar - Epidemiologia e Controle - Couto, Pedrosa e Nogueira - Medsi, 1.997

  

-----sim  -----não

VII.4 - verificar se são realizados os exames médicos admissionais e periódicos, conforme as recomendações do Ministério do Trabalho

 

-----sim  -----não

VII.5 - verificar se existem riscos adicionais para os funcionários, como por exemplo, calor excessivo, ruído excessivo, iluminação deficiente, pisos escorregadios, produtos químicos e umidade excessiva

 

VII.6 - verificar se os reparos em instalações elétricas são feitos por pessoal especializado

-----sim  -----não

 

 

VII.7 - verificar se há registro das ocorrências de acidentes de trabalho, incluindo os acidentes com pérfuro-cortantes e se há discriminação dos acidentes

-----sim  -----não

 

 

-----sim  -----não

VII.8 - verificar se há rotinas impressas para a profilaxia imediata pós-acidente e se há a disponibilização de medicamentos, soros, vacinas (ex: medicação anti-HIV e vacina contra a Hepatite B)

 

-----sim  -----não

VII.9 - verificar se há programa de treinamento em primeiros socorros e reanimação cardiorrespiratória, bem como programas de reciclagem

 

VII- CONCLUSÕES

 

VII.1- PROFISSIONAL LEGALMENTE HABILITADO - na constatação de exercício ilegal da medicina, deverá o fato ser imediatamente comunicado à Delegacia de Polícia

 

VII.2 - MEDIDAS ADOTADAS :

LAVRATURA DE AUTOS DE INFRAÇÃO .

Anotar o número e série dos autos  -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

LAVRATURA DE TERMOS DE INTIMAÇÃO.

Anotar o número e série dos termos ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

LAVRATURA DE TERMO DE INTERDIÇÃO.

Anotar o número e série do termo ------------------------------------------------------------------

 

VII.3 -RECOMENDAÇÕES ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Localidade e data: -----------------------------------------------------------------------

 

Profissionais Responsáveis pela Inspeção

 

Assinatura       --------------------------------------------------------------------------------

Nome Legível---------------------------------------------   Cargo/função ------------------

Instituição ---------------------------------    Lotação