Planejamento Nimis
Como Montar Curtumes e Curtidoras de Couro
Como montar um Curtume
Para se montar uma empresa de curtume, alguns fatores devem ser considerados, dentre eles, qual será o mercado se pretende abranger, a localização da estrutura física do curtume, as exigências que devem ser observadas, o tipo de couro com que se pretende trabalhar, já que isso vai direcionar o tipo de planta de curtume que o projeto deverá contemplar.
Como montar uma planta de curtume
Existem vários tipos diferentes de curtume que podem ser construídos, dependendo do tipo de couro que se pretende:
1) Curtume integrado: realiza as operações de ribeira, curtimento e acabamento molhado, do couro cru ou salgado até o couro acabado.
2) Curtume wet blue: operações a partir do couro cru até curtimento com cromo
3) Curtume semi acabado (crust): processa o couro wet blue até o couro crust
4) Curtume acabamento: processa o couro crust até o couro acabado que servirá de matéria prima para várias indústrias como de estofados, calçados e tantas outras.
Como montar uma empresa de curtume de couro de peixe
Para o beneficiamento do couro em geral, o que será de grande importância é a qualidade da matéria prima, dos equipamentos para curtume, como os fulões, por exemplo e também a estrutura para beneficiamento do couro, tanto para couro bovino quanto para couro de peixe ou de avestruz. A planta baixa de curtume deve atender um bom fluxograma, otimizando os processos da produção.