Planejamento Nimis
Como Montar Indústrias Farmacêuticas
Como Montar uma Indústria Farmacêutica
A Indústria Farmacêutica cresce conforme cresce os estudos e fabricação de medicamentos e drogas em geral por empresas públicas e também empresas privadas. As novas tendências implicam diretamente no custo da regulação para a indústria de medicamentos. O desafio está em construir uma indústria farmacêutica conforme a legislação exige e também viabilizando o preço do medicamento para o consumidor. As empresas algumas vezes optam por montar uma distribuidora de medicamentos juntamente com o laboratório de fabricação, pois assim, atingem dois segmentos de mercado. O mercado de medicamentos é crescente e sempre está em desenvolvimento. A busca pela fidelização do cliente não para.
Características
As características mais relevantes para uma distribuidora de medicamentos é a disponibilidade e variedade de mercadoria, a entrega no prazo combinado e a eficiência no atendimento, além disso a planta baixa de indústria farmacêutica, bem como a planta baixa de distribuidora de medicamentos devem seguir padrões pré-estabelecidos por legislações que norteiem o projeto e o fluxograma da distribuidora de medicamentos e das indústrias farmacêuticas em geral. Tudo pode ser feito dentro de uma estrutura mínima, entretanto o projeto deve ser coerente, desde a localização até a efetivação da mão de obra.
Projeto
O projeto arquitetura indústria farmacêutica considera o local onde a construção será feita, o tamanho do terreno e a área da construção que se pretende, o tamanho dos depósitos tanto de recepção quanto de expedição de mercadoria unitizada deve ter área suficiente para o armazenamento de alguns dias. As boas práticas de fabricação de medicamentos devem ser seguidas a fim de se garantir o controle de qualidade do produto acabado. Algumas normas indústria farmacêutica da ANVISA podem ser consultadas, dentre elas a Resolução RDC Nº 17, de 16 de abril de 2010. O layout indústria farmacêutica deve atender ao fluxo estabelecido pela RDC pertinente. Os setores devem ser dispostos de forma a se evitar o contra fluxo no estabelecimento.