Planejamento Nimis
Como Montar Fábricas de Vinho, Cerveja, Destilados, Aguardente e Rapadura
Como Montar Fábricas de Vinho, Cerveja, Destilados, Aguardente e Rapadura
A cachaça é uma bebida alcoólica destilada produzida a partir do calado da cana de açúcar; também conhecida como aguardente e pinga, é a bebida mais popular no Brasil, fora do país também tem seu espaço, principalmente como ingrediente em preparações de coquetéis com referência brasileira, como a caipirinha. A cana veio para o Brasil trazida pelos portugueses da Ilha da Madeira, nesse local a aguardente é elaborada a partir de um licor já pronto de cana que é destilado. Hoje o Brasil é o maior produtor de cachaça do mundo e tem de 40 a 50% de álcool na composição, cerca de 1% da produção é exportada. É chamada bebida alcoólica o produto que tem etanol ou álcool etílico na composição, podendo ser vinho, licor, cerveja e destilados em geral.
As matérias primas são as mais variadas possível, frutas, sementes, grãos, raízes, mel; esses produtos são preparados e destilados a fim de se concentrar a quantidade de álcool, eliminando-se líquidos e água.
A cerveja é a grande estrela das bebidas alcoólicas, sendo consumida em quase todo o mundo, tem várias versões como as de alta fermentação, as de baixa fermentação e as de fermentação espontânea. Como exemplo de cerveja de alta fermentação temos as Ale e as Weizenbier, o fermento ou levedura utilizada nessas fabricações geralmente é o Saccharomyces cerevisiae. Para as cervejas de baixa fermentação citamos a Lager e a Bock e para as de fermentação espontânea exemplificamos com as Faro, Gueuze e Lambic. O teor alcoólico das cervejas varia de 2 a 8%. As cervejas podem ter várias classificações diferentes, conforme o extrato primitivo (cerveja leve, cerveja comum, cerveja extra, cerveja forte), conforme a cor (clara e escura), conforme o teor alcoólico (cerveja sem álcool – teor alcoólico menor que 0,5% e cerveja com álcool, conforme o malte de cevada utilizado (cerveja puro malte de cevada, cerveja – malte de cevada maior ou igual a 50%, cerveja com o nome do vegetal predominante – malte de cevada entre 20 e 50%).
O vinho é elaborado a partir de suco de fruta fermentado, as frutas mais tradicionais na fabricação de vinho são as uvas, mas podemos encontrar vinho de maçãs (chamado cidra), ameixas e até cerejas. O processo de vinificação (nome dado ao processo de fabricação do vinho) começa com a extração do suco da fruta e sua posterior fermentação em temperaturas controladas. Depois da fermentação esse caldo é filtrado, envelhecido e envasado. Algumas uvas são bastante tradicionais na produção vinícola (vitivinicultura) como as Cabernet Sauvignon de origem francesa, Merlot também de origem francesa, Malbec, comum na Argentina, Carménère também francesa da região de Bordeaux, Pinot Noir é a mais popular nos vinhos franceses, Syrah, uva francesa bem adaptada na Austrália, Uruguai e Argentina, Tannat (alta concentração de tanino), Tempranillo de origem espanhola, Chardonnay e Sauvignon Blanc (uvas brancas).
As bebidas destiladas são fabricadas pelo processo de separação dos líquidos por meio de aquecimento considerando-se os diferentes pontos de ebulição dos componentes (destilação). Os destiladores são os equipamentos mais importantes de uma fábrica de bebidas destiladas, embora alguns outros equipamentos também sejam necessários. O processo de fabricação de bebidas destiladas deve atender um fluxograma conforme as exigências sanitárias e de padrão de qualidade.