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ROTEIRO DE INSPEÇÃO

 ESTABELECIMENTOS QUE ABRIGAM IDOSOS

 

I- IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO ONDE ESTÁ LOCALIZADA A UNIDADE

 

I.1 - Nome Fantasia:------------------------------------------------------------------------------------

I.2 - Razão Social:--------------------------------------------------------------------------------------

I.3 - C.G.C.:-----------------------------------------------------------------------------------------------

I.4 - Endereço (Avenida, Rua, Praça)--------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------                         Nº-------------------------------

Bairro:----------------------------------------------Município:--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CEP:------------------------ Telefone (-------) ----------------------FAX (------) -------------------

I.5 - Licença de funcionamento  (expedida pela Vigilância Sanitária)

nº:-------------------------------------

I.6 - Início das Atividades em: --------/ -------- / -----------

I.7 - Presidente/Provedor/Diretor   da  Entidade:------------------------------------------------

I.8 - Responsável Técnico: ---------------------------------------------------------------------------

Profissão: -----------------------------

Nº de Inscrição no Conselho Profissional --------------------

I.9 - Termo de Responsabilidade Técnica nº-----------------------------------

 

II - CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE

 

II.1 - Quanto ao tipo de entidade  mantenedora:

 

 ----- filantrópica-beneficente com subvenção

------ direito privado

------ direito público

------ mista (direito público/direito privado)

------ mista (direito público/ filantrópica - beneficente com subvenção)

------ mista (direito privado/ filantrópica - beneficente com subvenção)

 

II. 2 - Quanto à capacidade:

- capacidade planejada ------------ (capacidade planejada de albergamento de idosos, considerando toda a área física e infra-estrutura)

- capacidade operacional ----------  (capacidade  habitual de funcionamento do estabelecimento. Não deve ultrapassar a a capacidade planejada)

- ocupação no dia da visita --------- (número de idosos albergados por ocasião da vistoria)

 

II.3 - Quanto à caracterização da clientela:

II.3.1 - quanto ao sexo: ------------- idosos do sexo masculino 

                                      ------------- idosos do sexo feminino

 

II.3.2 - quanto à idade:  ------------ menos de 60 anos

                                      ------------ 60 anos a  69 anos completos  

                                      ------------ 70 anos a 79 anos completos

                                      ------------ 80 anos a 89 anos completos

                                      ------------ mais de 90 anos 

 

II.3.3 - quanto ao grau de  dependência física:

-------------  idosos independentes

------------- idosos com dependência física parcial, sem prejuízo dos autocuidados  sob supervisão

-------------- idosos com dependência física total

 

II.3.4 - quanto ao grau de dependência  mental:

-------------  idosos independentes

------------- idosos com dependência mental  parcial, sem prejuízo dos autocuidados  sob supervisão

-------------- idosos com dependência mental total

 

II.4 - quanto ao tipo de albergamento:

------------  número de pacientes  em regime de internato

------------  número de pacientes em regime de semi-internato

------------ número de pacientes em regime de internato em finais de semana, férias, feriados prolongados, etc

------------ número de pacientes em outro regime de albergamento .

Especificar qual ----------

 

III - ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

 

--------  estatuto e regulamento com a explicitação dos objetivos da instituição e a sua estrutura organizacional

---------  prontuário dos pacientes, constando nome completo, data de nascimento, sexo, capacidade funcional e estado de sáude da pessoa, à data de admissão

------- livro de registro de entradas e saídas - contendo nome completo, sexo, idade, data de entrada, data de saída e destino

------- relatório mensal contendo o nome dos internos, sumário da situação social, de saúde e administrativa de cada interno. Deverá estar arquivado e à disposição da Vigilância Sanitária

------- rotinas impressas e afixadas nos locais de traballho (para os cuidados diretos aos pacientes; para as rotinas de limpeza, desinfecção e esterilização de artigos e superfícies)

------- registro diário de intercorrências

------- escala de serviço

------- programa de manutenção preventiva e corretiva de equipamentos e instalações

------ sistema de controle de almoxarifado e de compras

 

OBS: No prontuário dos pacientes deverão estar anotados  todos os atendimentos (e intercorrências) referentes à saúde,  bem estar  social, direitos previdenciários e alta ou óbito. Deverá haver o  registro do nome e endereço completo de um familiar do idoso.

Se a instituição se propuser ao atendimento do idoso enfermo, no prontuário  deverá haver dados da evolução clínica do paciente e das medidas terapêuticas adotadas.

 

 

IV - PROGRAMAÇÃO FÍSICO-FUNCIONAL E INSTALAÇÕES

 

-----sim  -----não

IV.1 - verificar se a construção é horizontal, de caráter pavilhonar

 

-----sim  -----não

IV.2 - verificar, nas construções com mais de um pavimento, se  o edifício é provido de rampas ou elevadores para a circulação vertical, que permitam o livre rolamento de cadeira de rodas:

 

-----sim  -----não

IV.3 - verificar se a rampa apresenta inclinação  máxima de 5%; largura mínima de 1,50 m e  provida de corrimão, guarda-corpo e se o piso não é escorregadio; se em todos os pontos da rampa o pé direito mínimo é de 2,00 m; se há patamar intermediário, no ponto em que a rampa muda de direção:

 

IV.4 - verificar, nas edificações com mais de um pavimento, em que a circulação vertical é feita por elevador, se é feita a manutenção preventiva e corretiva do equipamento:

-----sim  -----não

 

 

-----sim  -----não

IV.5 - verificar se as escadas são em lances retos; com largura mínima de 1,20m; dotadas de corrimão de ambos os lados;  e se não existe vão livre entre o piso e o corrimão:

 

 

-----sim  -----não

IV.6 - verificar se o espelho do primeiro e do último degrau são pintados de amarelo e se são equipados com luz de vigília permanente:

 

-----sim  -----não

IV.7 - verificar se as escadas são dotadas de portas de contenção com molas e travas leves, que as mantenham em posições fechadas:

 

-----sim  -----não

IV.8 - verificar, se nas edificações com mais de um pavimento, e que não disponham de elevadores ou rampas, se os pacientes imobilizados no leito, ou com problemas motores e psíquicos estão acomodados no andar térreo:

 

IV.9 - verificar se o estabelecimento possui Atestado de Vistoria fornecido pelo Corpo de Bombeiros (conforme  Decreto Estadual 38.069/93) e atualizado a cada dois anos. Anotar número  -------------------------------

 

-----sim  -----não

IV.10 - verificar se os corredores principais das instituições apresentam largura mínima de 1,50 m (estabelecimentos em funcionamento a partir de 22/09/89):

 

 

-----sim  -----não

IV.11 - verificar se os corredores são equipados com corrimão em ambos os lados; instalados a  0,80m de piso e distantes 0,05m da parede:

 

-----sim  -----não

IV.12 - verificar se há obstáculos à circulação nos corredores, como bancos, vasos, móveis ou equipamentos decorativos:

 

-----sim  -----não

IV.13 - verificar se as áreas de circulação são dotadas de luz de vigília:

 

 

IV.14 - verificar se o estabelecimento apresenta pelo menos dois acessos independentes:

-----sim  -----não

 

 

-----sim  -----não

IV.15 - verificar se as portas apresentam vão de luz  no mínimo de 0,80m; dobradiças externas e soleiras com cantos arredondados:

 

IV.16 - verificar se as maçanetas das portas são fáceis de abrir (não podem ser do tipo arredondado ou de outro tipo que apresente dificuldade para abrir):

-----sim  -----não

 

 

-----sim  -----não

IV.17 - verificar se os dormitórios apresentam medida linear mínima de 2,5m e se a área mínima é de 6,5m (para dormitório de um leito) e de 5m2 por leito (para no máximo até quatro leitos por dormitório)

 

 

-----sim  -----não

IV.18 - verificar, no caso de estabelecimentos em funcionamento antes de 22/09/89, se há no máximo seis leitos por dormitório

 

-----sim  -----não

IV.19 - verificar se são utilizadas camas tipo beliche, de armar ou assemelhadas (isto dever ser proibido)

 

IV. 20 - verificar se há a instalação de divisórias improvisadas, sem respeito aos espaços mínimos ou com prejuízo da iluminação e ventilação (isto não deve ser permitido)

-----sim  -----não

 

 

-----sim  -----não

IV.21 - verificar se há a instalação de luz de vigília nos dormitórios

 

-----sim  -----não

IV.22 - verificar a existência de campainha ao alcance da mão, na cabeceira de pacientes com dificuldade de locomoção e nas instalações sanitárias utilizadas por eles

 

-----sim  -----não

IV.23 - verificar se a iluminação, natural ou artificial, é adequada para  o idoso  realizar suas atividades com segurança:

 

-----sim  -----não

IV.24 - verificar se o pé direito e o dimensionamento das janelas estão compatíveis com a área (Regulamento aprovado pelo Decreto 12.342/78):

 

-----sim  -----não

IV.25 - verificar se é feita  a substituição de lâmpadas queimadas e se não há depósitos de sujidades no bulbo das lâmpadas:

 

-----sim  -----não

IV.26 - verificar se a ventilação natural ou artificial é adequada para as atividades realizadas:

 

-----sim  -----não

IV.27 - em caso de ventilação artificial, verificar se é feita a limpeza e manutenção do sistema, na periodicidade recomendada pelo fabricante:

 

-----sim  -----não

IV.28 - verificar a existência de fiação exposta ou de fios danificados (isto deve ser proibido)

 

-----sim  -----não

IV.29 - verificar a existência de duplicadores em tomadas ("benjamin" ou "três" devem ser proibidos):

 

-----sim  -----não

IV.30 - verificar se os sanitários estão localizados no mesmo pavimento dos dormitórios onde ficam os idosos e se são separados por sexo:

 

-----sim  -----não

IV.31 - verificar se é respeitada a proporção de um vaso sanitário para cada seis pessoas, e um chuveiro dotado obrigatoriamente de água quente para cada doze leitos, sendo que os mesmos deverão estar localizados no mesmo pavimento onde  idoso está acomodado:

 

 

-----sim  -----não

IV.32 - verificar se os vasos sanitários estão instalados sobre um sóculo de 0,15m de altura e  se são equipados com estruturas de apoio lateralmente aos vasos (se as paredes forem distantes dos vasos) ou com barras de apoio instaladas na parede a 0,80m do piso e a 0,05m da parede:

 

-----sim  -----não

IV.33 - verificar se os chuveiros estão instalados em compartimento (box) com dimensões internas compatíveis com o banho em posição assentada, e se há barras  de apoio a 0,80m do piso e a 0,05m da parede:

 

-----sim  -----não

IV.34 - verificar se existem banheiras de imersão (estas só devem ser permitidas em salas de fisioterapia):

 

IV.35 - verificar se existem pias para a lavagem das mãos, providas de sabonete e papel toalha, e de barras de apoio instaladas a 0,80m do piso e a 0,05m da parede

-----sim  -----não

 

 

-----sim  -----não

IV.36 - verificar se há papel higiênico nos sanitários:

 

-----sim  -----não

IV.37 - verificar se as portas dos sanitários abrem para fora e se deixam vão livre de 0,20m na parte inferior:

 

-----sim  -----não

IV.38 - verificar se os boxes para banho são dotados de dispositivo que permita a privacidade do idoso durante o banho:

 

-----sim  -----não

IV.39 - verificar se existe luz de vigília nos sanitários:

 

-----sim  -----não

IV.40 - verificar se há fiação exposta e/ou  fios danificados nas instalações sanitárias (isto não deve ser permitido):

 

IV.41 -  verificar se o teto apresenta-se em boas condições de conservação e de limpeza:

-----sim  -----não

 

 

-----sim  -----não

IV.42 - verificar se as paredes e tetos são revestidas por material de cores claras e laváveis, que permitam  a limpeza e desinfecção:

 

-----sim  -----não

IV.43 - verificar se existem manchas nas paredes, pisos ou teto decorrentes de vazamento de água:

 

-----sim  -----não

IV.44 - verificar a adequação das instalações para o atendimento a deficientes físicos, conforme norma ABNT  - NBR 9.050/85:

 

-----sim  -----não

IV.45 - em caso de reforma de áreas, verificar se há isolamento total da área  que está sendo reformada:

 

-----sim  -----não

IV.46 - verificar se os pisos são revestidos por material antiderrapante, de fácil limpeza e preferencialmente monocromático:

 

-----sim  -----não

IV.47 - verificar a existência de área de recreação e lazer, inclusive de localização externa, com área mínima de 1 m² por leito instalado:

 

-----sim  -----não

IV.48 - verificar  a existência de área mínima de 30m² para as atividades de reabilitação funcional e cognitiva e se são dotadas de pia com bancada, de sanitário  próximo e dos equipamentos e mobiliários específicos:

 

-----sim  -----não

IV.49 - verificar a existência de refeitório, com área mínima de 1,5 m² por pessoa, para instituições  com capacidade de até cem pessoas:

 

IV.50 -  verificar  se os cilindros de gás liquefeito de petróleo estão  armazenados em local adequado, ou seja, em locais secos, limpos e bem ventilados. Se armazenados em locais abertos, deverão estar protegidos da chuva e da ação direta de raios solares:

-----sim  -----não

 

 

Observação: cilindros de gás liquefeito de petróleo não podem em hipótese alguma ser armazenados junto com cilindros que contenham gases oxidantes, como oxigênio e óxido nitroso, devido ao risco de incêndios.

 

V- SERVIÇOS DE APOIO

 

V.1 - LAVANDERIA 

 

-----sim  -----não

V.1.1 - verificar se o serviço de lavanderia é próprio:

 

OBS: Seguir o roteiro de unidade de processamento de roupas de estabelecimentos assistenciais de saúde no que couber.

 

V.2 - SERVIÇO DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

 

Seguir roteiro específico.

 

V.3 -DISPENSÁRIO DE MEDICAMENTOS

 Seguir roteiro específico.

 

 

VI- CONSULTÓRIOS - Seguir o roteiro específico 

 

VI - INSTALAÇÕES ESPECIAIS

 

VI.1 - ABASTECIMENTO DE ÁGUA

 

VI.1.1 - Origem da água de abastecimento:

------ poço freático sem cloração adequada

------ poço freático com cloração adequada (verificar o teor de cloro com comparador de cloro, que pode ser visual ou digital)

------ poço artesiano (outorga expedida pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica - D.A.E.E. no.  ----- / ------- , conforme Decreto Estadual 41.258/96)

------ Serviço de Abastecimento Público de Água

Observação: o poço freático pode não dar vazão suficiente para as necessidades da lavanderia

 

VI.1.2 -  verificar se existe  reservação de água exclusiva para a lavanderia:

-----sim  -----não

 

 

-----sim  -----não

VI.1.3 -  verificar se a capacidade de reservação é suficiente:

--------- litros em ------- reservatórios

--------- litros em ------- reservatórios separados e exclusivos para a reservação a combate a incêndios.

 

O gasto estimado é de:  -------- litros de água/paciente/dia;   50 litros/funcionário/dia; mais a água para a limpeza.   A capacidade mínima de reservação deverá ser o equivalente ao consumo de dois dias ou mais, dependendo da confiabilidade do sistema de abastecimento   (Portaria MS 1.884/94). Deve-se acrescentar ainda a água necessária para combate a incêndio.

 

VI.2 - LIMPEZA DOS RESERVATÓRIOS

 

-----sim  -----não

VI.2.1 -  verificar se  há registro das limpezas efetuadas:

 

-----sim  -----não

VI.2.2 - verificar se a limpeza é  realizada a cada seis meses:

 

-----sim  -----não

VI.2.3 - verificar se os procedimentos básicos para a limpeza dos reservatórios de água estão estabelecidos e impressos:

 

VI.2.4 - verificar se os reservatórios estão sem rachaduras  e se permanecem tampados

-----sim  -----não

 

 

-----sim  -----não

VI.2.5 - verificar se os reservatórios enterrados  estão afastados 60 cm em relação ao fundo e às laterais, para a verificação de infiltrações:

 

-----sim  -----não

VI.2.6 - verificar se existe a passagem de tubulação de esgoto no interior do reservatório de água (isto não deve ser permitido):

 

VII - SISTEMA DE ESGOTO SANITÁRIO

 

-----sim  -----não

VII.1 - verificar se os efluentes são lançados na rede  pública de coleta e tratamento de esgoto e se o estabelecimento está efetivamente ligado à rede pública de coleta e tratamento de esgoto:

 

Observação: os efluentes do estabelecimento não podem ser lançados no sistema de coleta de águas pluviais

 

VII.2 - verificar  nos locais onde não existe rede pública de coleta e tratamento de esgoto onde é lançado o efluente:

---- no rio     ----- em fossa séptica     ------- lagos     ------  outros

 

-----sim  -----não

VII.3 - verificar se nos locais onde não existe rede pública de coleta e tratamento de esgoto se o efluente é tratado previamente com cloro (20 a 25 ppm):

 

 

VIII - SISTEMA DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

 

VIII.1 - verificar se os resíduos sólidos contaminados com material biológico são dispostos conforme as normas técnicas da ABNT (resíduos pérfuro-cortantes em recipientes rígidos, e todos os resíduos biológicos embalados em saco plástico branco leitoso e identificado)

-----sim  -----não

 

 

VIII.2 - verificar se os resíduos sólidos contaminados com material biológico são tratados conforme as normas da ABNT e Resolução CONAMA  5/93 (incineração ou esterilização a vapor - autoclavagem, antes de ser encaminhado para o aterro sanitário)

-----sim  -----não

 

 

VIII - RECURSOS  HUMANOS

 

VIII.1 - número de funcionários auxiliares  existentes -----------, distribuídos em -------- turnos, com --------funcionários por turno (ou ------ funcionários divididos em ------ plantões, com ------- funcionários por plantão)

 

VIII.2 - Verificar se o estabelecimento conta com os seguintes profissionais:

--------- médico

--------- enfermeira

---------- nutricionista

--------- dentista

--------- psicólogo

--------- fisoterapeuta

--------  terapêuta ocupacional

--------- farmacêutico

--------- fonoaudiólogo

 

Poderão ser contratados serviços fora do estabelecimento para a prestação de assistência à saúde do idoso, se o estabelecimento tiver como objetivo, além do albergamento, a prestação de assistência à saúde e não tiver contratado funcionários para essa finalidade.

 

VIII.3 -  verificar se os funcionários receberam treinamento nos seguintes assuntos. (Anotar a data do treinamento):

- cuidados gerais dos idosos -------/------/-------

- necessidades nutricionais básicas dos idosos --------/------/------

- utilização de E.P.I. (equipamentos de proteção individual)

- normas de biossegurança -----/-----/------

- limpeza de artigos e superfícies (incluindo equipamentos) em lavanderia ----/----/---

- primeiros socorros e reanimação cardiorrespiratória  --------/----------/----------

 

IX - SAÚDE DO TRABALHADOR

 

-----sim  -----não

IX.1 - verificar a existência de CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) - para estabelecimentos com mais de 20 funcionários, conforme Portaria M.T. - 3.214/78. O funcionamento da CIPA deverá ser verificado através das atas de reunião:

 

IX. 2 - verificar se os funcionários estão vacinados contra  tétano (vacina dupla adulto)

-----sim  -----não

 

Esquema de vacinação recomendado:

-vacina  dupla adulto: três doses (segunda dose com intervalo de dois meses após a primeira dose; terceira dose com intervalo de seis meses após a segunda dose) e intervalos a cada dez anos, por toda vida (após ferimento contaminado reduzir o intervalo para cinco anos vida). Resolução SS - 175, de 23.12.97 - aprova a Norma do Programa Estadual de Imunização

 

IX.3 - verificar se os reparos em instalações elétricas são feitos por pessoal especializado

-----sim  -----não

 

 

IX.4 - verificar se há registro das ocorrências de acidentes de trabalho, incluindo os acidentes com pérfuro-cortantes e se há discriminação dos acidentes

-----sim  -----não

 

 

-----sim  -----não

IX.5 - verificar se há programa de treinamento em primeiros socorros e reanimação cardiorrespiratória, bem como programas de reciclagem:

 

X- CONCLUSÕES

 

 CAPACIDADE OPERACIONAL COMPATÍVEL COM A CAPACIDADE INSTALADA

-----sim  -----não

 

MEDIDAS ADOTADAS :

 

LAVRATURA DE AUTOS DE INFRAÇÃO .

Anotar o número e série dos autos  -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

                                           

LAVRATURA DE TERMOS DE INTIMAÇÃO.

Anotar o número e série dos termos ---------------------------------------------------------------

 

LAVRATURA DE TERMO DE INTERDIÇÃO.

Anotar o número e série do termo ------------------------------------------------------------------

 

RECOMENDAÇÕES -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Localidade e data: --------------------------------------------------------------------

 

Profissionais Responsáveis pela Inspeção do Estabelecimento

 

Assinatura       -------------------------------------------------------------------------

Nome Legível---------------------------------------------   Cargo/função ---------

 

Instituição ---------------------------------    Lotação---------------------------------