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Legislação

 

ROTEIRO DE INSPEÇÃO PARA ESTAÇÕES RODOVIÁRIAS, FERROVIÁRIAS E AEROPORTOS

 

I - INDICAR DADOS GERAIS SOBRE O LOCAL INSPECIONADO

1. Nome do responsável pela administração geral.

2. Endereço completo, incluindo número de telefone.

3. Nome do responsável pelos serviços de limpeza.

 

II - VERIFICAR ÁREA FÍSICA

1. Metragem da sala de espera.

2. Condições de higiene e limpeza do complexo.

3. Existência de bebedouros públicos (localização e quantidade).

4. Existência de sanitários públicos e em que quantidade.

 

III - VERIFICAR CONDIÇÕES DE LIMPEZA

1. Em que periodicidade é realizada a desinfecção de bebedouros e a troca dos seus filtros.

2. Em que periodicidade é realizada a desinfecção dos sanitários públicos.

3. Em caso da existência de chuveiros públicos, como é realizada a higienização das toalhas e o que é feito com os restos de sabonete. existência de programa de controle para impedir o trânsito livre de animais (cachorros).

4. Em que periodicidade é realizada a varrição e qual equipamento é utilizado.

5. Existência de programa especial para limpeza em dias de maior afluxo de pessoas (p.ex.: início e final de feriados prolongados, fins de semana etc.

6. Existência de lixeiras, número, tipo e qual a forma de acondicionamento do lixo após recolhimento.

7. Com relação ao depósito externo de lixo, onde está localizado, qual o tipo de construção, o tipo de revestimento de paredes e pisos, a existência de ralo, de ponto de água para higienização e dispositivos que impeçam a ocorrência de catadores, animais e proliferação vetores na área.

8. Onde é realizado o armazenamento do lixo que será recolhido. Como estão as condições de higiene do local. Quem realiza esta coleta.

 

IV - VERIFICAR REDE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Existência de rede pública de abastecimento de água. Caso não exista, verificar qual a origem da água utilizada tanto pelo público através de bebedouros e sanitários, quanto pelos funcionários.

Existência de reservatório de armazenamento de água (caixa d’água), qual volume, condições de acesso, proteção utilizada contra inundação ou infiltração, e periodicidade da realização de limpeza técnica.

 

V - VERIFICAR REDE DE ESGOTOS SANITÁRIOS

1. Existência de rede de esgotamento sanitário.

2. Em caso de aeroporto, se o tratamento específico é realizado no local. E como é feita a retirada do esgoto das aeronaves (QTU).

 

VI - VERIFICAR PESSOAL DE APOIO

1. Existência de equipamentos de proteção individual para o pessoal responsável pela limpeza.

2. Onde localiza-se o vestiário destes funcionários e quais instalações possui (armários, chuveiros, sanitários etc.).

3. Existência de local específico para que estes funcionários realizem suas refeições.

4. Onde este pessoal armazena o material utilizado na limpeza.