Projeto para Laticínios Artesanais (Queijos, Iogurte, Manteiga, Leite) até 5.000 litros de Leite por dia [1]

Laticínios: Queijos, Doce Leite, Empacotamento Leite, Iogurte, Manteiga

 

LTC-001

Como Montar Fábrica de Laticínios para Queijos Frescais (Minas Frescal, Ricota, Mussarela) com área de 122 m2 e capacidade de 3.000 litros/dia.
Estudos de Viabilidade, Planos de Negócios, Projetos

LTC-002

Projeto de Fábrica de Laticínios para Fabricação de Doce de Leite com área de 115 m2 e capacidade de 3.000 litros/dia.
Projetos , PDF

LTC-008

Como Montar Fábrica de Laticínios para Fabricação de Doce de Leite, Manteiga, Leite Empacotado B e C, Creme de Leite, Requeijão com área de 150 m2 e capacidade de 5.000 litros/dia.
Projetos de Financiamento, Plantas e Layout

LTC-009

Planta Baixa de Fábrica de Laticínios para Iogurte com área de 120 m2 e capacidade de 4.000 litros por dia
Consultoria, Empreendorismo, Business Plan

LTC-015

Como Montar Fábrica de Laticínios para Queijos de Leite de Cabra com área de 130 m2 e capacidade de 1.500 litros por dia
Fluxogramas, Orçamento de Obras, Lista de Equipamentos

LTC-019

Layout de Fábrica de Laticínios para Empacotamento de leite com capacidade para 4.000 litros/dia.
Projetos em 3D, Memoriais, Cronogramas

LTC-021

Como Montar Fábrica de Laticínios para Empacotamento de leite de Cabra, com capacidade para 2.000 litros/dia.
Estudos de Viabilidade, Planos de Negócios, Projetos

LTC-023-A

Projeto de Fábrica de Queijos Frescais (Mussarela, Ricota, Minas Frescal), com capacidade para 1.000 litros por dia.
Projetos , PDF

LTC-023-B

Como Montar Fábrica de Queijos Frescais (Mussarela, Ricota, Minas Frescal), com capacidade para 3.000 litros por dia.
Projetos de Financiamento, Plantas e Layout

LTC-024-A

Planta Baixa de Fábrica de Queijos Frescais Mussarela, Ricota, Minas Frescal, ) e Queijos Maturados (Prato, Minas Padrão, Cobocó), com capacidade para 1.000 litros por dia.
Consultoria, Empreendorismo, Business Plan

LTC-024-B

Como Montar Fábrica de Queijos Frescais Mussarela, Ricota, Minas Frescal, ) e Queijos Maturados (Prato, Minas Padrão, Cobocó), com capacidade para 3.000 litros por dia.
Fluxogramas, Orçamento de Obras, Lista de Equipamentos

LTC-025-A

Layout de Fábrica de Laticínios de Queijos Frescais (Minas Frescal, Ricota, Mussarela), Queijos Maturados (Prato, Minas Padrão, Cobocó), Queijos Defumados (Provolone e Ricota Defumada), com capacidade para 1.000 litros por dia.
Projetos em 3D, Memoriais, Cronogramas

LTC-025-B

Como Montar Fábrica de Laticínios de Queijos Frescais (Minas Frescal, Ricota, Mussarela), Queijos Maturados (Prato, Minas Padrão, Cobocó), Queijos Defumados (Provolone e Ricota Defumada), com capacidade para 3.000 litros por dia.
Estudos de Viabilidade, Planos de Negócios, Projetos

LTC-026-A

Projeto de Fábrica de Laticínios de Queijos Frescais (Minas Frescal, Ricota, Mussarela), Queijos Maturados (Prato, Minas Padrão, Cobocó), Queijo Parmesão, Queijo Emental, Queijo Gruyere, com capacidade para 2.000 litros por dia.
Projetos , PDF

LTC-027-A

Como Montar Fábrica de Laticínios de Queijos Frescais (Minas Frescal, Ricota, Mussarela), Queijos Maturados (Prato, Minas Padrão, Cobocó), Queijos Defumados (Provolone e Ricota Defumada), Queijo Parmesão, Queijo Emental, Queijo Gruyere, com capacidade para 2.000 litros por dia.
Projetos de Financiamento, Plantas e Layout

LTC-027-B

Planta Baixa de Fábrica de Laticínios de Queijos Frescais (Minas Frescal, Ricota, Mussarela), Queijos Maturados (Prato, Minas Padrão, Cobocó), Queijos Defumados (Provolone e Ricota Defumada), Queijo Parmesão, Queijo Emental, Queijo Gruyere, com capacidade para 5.000 litros por dia.
Consultoria, Empreendorismo, Business Plan

LTC-028-A

Como Montar Fábrica de Laticínios de Queijos Frescais (Minas Frescal, Ricota, Mussarela), Queijos Maturados (Prato, Minas Padrão, Cobocó), Queijos com Mofo Azul (Roquefort, Gorgonzola), Queijos com Mofo Branco (Camembert, Brie), com capacidade para 2.000 litros por dia.
Fluxogramas, Orçamento de Obras, Lista de Equipamentos

LTC-029-A

Layout de Fábrica de Laticínios de Queijos Frescais (Minas Frescal, Ricota, Mussarela), Queijos Maturados (Prato, Minas Padrão, Cobocó), Queijos com Mofo Azul (Roquefort, Gorgonzola), com capacidade para 2.000 litros por dia.
Projetos em 3D, Memoriais, Cronogramas

LTC-030-A

Como Montar Fábrica de Laticínios de Queijos Frescais (Minas Frescal, Ricota, Mussarela), Queijos Maturados (Prato, Minas Padrão, Cobocó), Queijos com Mofo Branco (Camembert, Brie), com capacidade para 2.000 litros por dia.
Estudos de Viabilidade, Planos de Negócios, Projetos

LTC-030-B

Projeto de Fábrica de Laticínios de Queijos Frescais (Minas Frescal, Ricota, Mussarela), Queijos Maturados (Prato, Minas Padrão, Cobocó), Queijos com Mofo Branco (Camembert, Brie), com capacidade para 5.000 litros por dia.
Projetos , PDF

Próxima Página - ver mais projetos

 

Laticínios Artesanais (Queijos, Iogurte, Manteiga, Leite) até 5.000 litros de Leite por dia

Fábricas para Produção até 5.000 litros de Leite por dia

Controvérsias à parte, o leite é mundialmente conhecido como alguns dos alimentos mais consumidos e mais ricos em proteína, encontra-se disponível das mais diversas formas e agrada vários tipos de paladares. É de uma versatilidade incontestável e está presente na composição de um sem fim de produtos alimentícios. Os laticínios que processam esse tipo de matéria prima podem ser de vários tamanhos e capacidades, desde o pequeno empresário que trabalha com uma linha pequena de produtos até as grandes empresas que detém ampla linha de produtos e subprodutos. Alguns produtores de leite acabam por optar também pelo beneficiamento a fim de aumentar consideravelmente o valor do produto final. Boa parte dos derivados do leite são fermentados como os queijos e os iogurtes, mas existem também produtos que não passam pelo processo de fermentação, leite pasteurizado, manteiga e a nata (creme de leite). O alimento mais importante da fábrica de laticínios é o queijo, no processo de fabricação, ocorre a dissociação da caseína (proteína do leite) do soro (maior parte de água), o soro é um subproduto resultante da fabricação de queijos que por muito tempo foi considerado como descarte.
Entretanto, nutricionalmente, esse produto tem qualidades e passou a ser empregado como matéria prima para outros alimentos como bebida láctea e ricota, alimento conhecido pelo baixo teor de gordura.
Economicamente a utilização do soro lácteo é extremamente viável. Inicialmente o soro era tratado antes de ser descartado e esse tratamento certamente tinha custos. Hoje, consegue-se receita financeira com produtos elaborados a partir do soro, além de minimizar os impactos ambientais. Alimentos funcionais altamente comerciais são elaborados a partir das proteínas encontradas no soro do leite conhecida como whey protein, esses produtos têm grande valor comercial e estão presentes como ingredientes de alimentos com apelo de linha fitness.
Para a fabricação de laticínios, alguns fatores devem ser considerados, como a oferta de matéria prima, fornecimento de equipamentos e mão de obra, além disso, o fluxo de trabalho e fabricação deve ser claro e eficiente a fim de eliminar gargalos na produção bem como desperdícios. A quantidade de leite e ou facilidades no transporte disponível na região, pode gerar impacto direto no tamanho da fábrica, além de insumos de embalagem e ingredientes. Geralmente o fornecimento de energia para esse tipo de empreendimento é trifásico, a água de abastecimento, deve ser tratada, de boa qualidade e abundante já que será utilizada tanto para a limpeza dos equipamentos e instalações, quanto no processo de fabricação e produção de vapor.
Existe uma gama enorme de produtos e subprodutos que podem ser fabricados em uma indústria de laticínios várias quantidades, e formulações, produtos com maior ou menor teor de gordura. Alguns itens que começam a ser consumidos têm alto valor comercial, entram no nicho de novidades, podemos citar para exemplo a manteiga clarificada com baixo teor de lactose, bastante consumida no Paquistão e na Índia, conhecida como ghee. Hoje esse alimento está presente nas prateleiras de supermercados no mundo todo e é conhecido por ser um alimento mais saudável que a manteiga comum por não ter resíduos de leite e por apresentar maior quantidade de vitaminas que a manteiga tradicional, além disso suporta altas temperaturas e não precisa ser mantida sob refrigeração, facilitando o armazenamento e o transporte do produto acabado.